Eu sou Negão 2012- Memórias Jovens

O projeto Eu Sou Negão, uma referência à marcante música do cantor e compositor baiano Gerônimo, valorizou a cultura negra e se constituiu de palestras, exposição de fotografias, , , projeção de filmes , pintura mural, oficinas que valorizaram a cultura afro e a presença ilustre do cantor Gerônimo.

Através de palestras, arte e cultura, o projeto teve como objetivo despertar nos jovens a consciência e a valorização de suas referências étnicas, ampliando o conhecimento e redefinindo sua identidade, promovendo, assim, o resgate da autoestima.

O projeto Eu Sou Negão – 2012, em sua terceira edição, aconteceu de 19 de outubro a 15 de dezembro. É um projeto incorporado ao calendário anual de atividades da instituição e uma iniciativa de valorização da cultura negra, através de palestras, cinema, atividades artísticas e culturais. Pretende despertar nos jovens a consciência e a valorização de suas referências étnicas, ampliando o conhecimento, redefinindo sua identidade e promovendo o resgate da autoestima. Constituído por ações coordenadas pelo sociólogo Helder Bomfim, integra o projeto o grupo de trabalho Raça é Se (Re) Conhecer. O projeto Eu Sou Negão 2012, teve na produção cultural Ana Paula Rodrigues.

Participaram do projeto Eu Sou Negão 2012, figuras representativas e ativistas do movimento negro baiano como : Jorge Washington( ator e fundador do Bando de Teatro Olodum), Clara Paixão ( atriz), DJ Branco, palestra Negritude COMVIDA com Drª Dora e o cantor e compositor Gerônimo , que através de um bate-papo musical falou sobre “ Importância e valorização da Cultura Negra ”, no Encerramento do projeto, além das oficinas de grupo terapêutico com Vera Lúcia Santos, oficinas de animação com Dania Schnitman, dinâmicas de grupo com Miguel Silveira, Oficina de beleza com Elísia Santos, oficina de capoeira com mestre Di Pedra, oficina: Consciência Negra com Doda Guedes e de fotografia com Umeru Bahia. Na tradicional pintura do muro tivemos a presença nessa edição do projeto o grafiteiro Lee 27.

A programação cinematográfica do projeto aconteceu nas quintas-feiras, integrando o Cineclube com os filmes: Capitães da Areia e uma produção de 3 vídeos feitos pelos jovens, com a coordenação e edição de Dania Schnitman.

Rua Novo Horizonte, 88, Catu de Abrantes, Camaçari – BA.
Telefones: (71) 3671-3238 • (71) 9221-8551 • institutocomvida@hotmail.com